11.6.09

Dois Momentos - Olavo Bilac.

Ao coração que sofre, separado
Do teu, no exílio em que a chorar me vejo,
Não basta o afeto simples e sagrado
Com que das desventuras me protejo.

Não me basta saber que sou amado,
Nem só desejo o teu amor: desejo
Ter nos braços teu corpo delicado,
Ter na boca a doçura de teu beijo.

E as justas ambições que me consomem
Não me envergonham: pois maior baixeza
Não há que a terra pelo céu trocar;

E mais eleva o coração de um homem
Ser de homem sempre e, na maior pureza,
Ficar na terra e humanamente amar.
.......................................................................................................................
Remorso.

Às vezes, uma dor me desespera...
Nestas ânsias e dúvidas em que ando.
Cismo e padeço, neste outono, quando
Calculo o que perdi na primavera.

Versos e amores sufoquei calando,
Sem os gozar numa explosão sincera...
Ah! Mais cem vidas! com que ardor quisera
Mais viver, mais penar e amar cantando!

Sinto o que desperdicei na juventude;
Choro, neste começo de velhice,
Mártir da hipocrisia ou da virtude,

Os beijos que não tive por tolice,
Por timidez o que sofrer não pude,
E por pudor os versos que não disse!
*
Olavo Bilac

3 comentários:

  1. Olavo Bilac com suas palavras fortes..
    mas de uma verdade sem limites.
    Beijos

    Tem selo mouse de ouro para vc no blog..

    ResponderExcluir
  2. Minha Doce Amiga

    tuas palavras sao tao sofridas...msm sendo de Olavo Bilac,o que sao os poemas ?
    Apenas palavras que expressam o que sentimos,vem ca,um abraço forte e uma xicara de cappuccino quentinho para minha melhor amiga...
    Vai passar...

    Doces Beijos

    Doce Essencia

    ResponderExcluir
  3. ...os beijos que não tive por tolice,
    Por timidez o que sofrer não pude,
    E por pudor os versos que não disse!

    Nossos anseios mais profundos tão bem expostos por Bilac!

    Belo post amiga...lindo Dia dos Namorados pra vc!

    ResponderExcluir

Deixe-me, aqui, uma gota de ti...
Deixe-me o sonhar, o desejo...
Divida comigo teu sentir...